Apresentação
A proposta do encontro
O Encontro do Observatório do Patrimônio Cultural do Sudeste: Trocas, Conquistas e Desafios visa promover a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores e detentores de bens imateriais, em particular os patrimonializados ou em processos de patrimonialização e salvaguarda em curso. Especial ênfase será atribuída às ações, práticas e produções contra-hegemônicas que similarmente representam territórios caracterizados, sobretudo, por resistência e luta contra-coloniais. Apostamos numa redinamização do campo patrimonial e da pesquisa, na chave dos deslocamentos epistemológicos contemporâneos, (re)elaborados em conjunto com protagonistas de diferentes matrizes e expressões.


Patrimônio cultural imaterial
Tendo como foco as ações no Estado do Rio de Janeiro, a ideia é de também possibilitarmos reflexões sobre a atuação científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural de agências, centros de pesquisa e universidades sediadas no RJ, avaliando o alcance e os desdobramentos de políticas públicas patrimoniais. Espera-se, portanto, promover encontros e diálogos que atuem no alargamento, fortalecimento e empoderamento do patrimônio cultural imaterial através de reflexões sobre a diversidade cultural, a preservação da memória coletiva e o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Rio de Janeiro.
Academia, detentores e políticas públicas
A iniciativa integra as atividades inaugurais do ano letivo de 2025 no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO. A realização é do Observatório do Patrimônio Cultural do Sudeste (apoiado pela FAPERJ em Edital), com o objetivo de adensar o diálogo entre iniciativas e trabalhos acadêmicos de Universidades e Centros de Pesquisa; de embasar e fomentar políticas públicas protagonizadas por agências patrimoniais; e de expandir as atuações dos detentores que promovem e perpetuam manifestações culturais patrimonializadas.


Formato do evento
O encontro será composto de palestras e atividades práticas como rodas de conversa envolvendo pesquisadores e mestres/detentores, permitindo a interação entre os participantes e estimulando a troca de saberes e fazeres, assim como de conceitos e percepções da conjuntura. Este evento conta ainda com diversas parcerias, entre elas a Faperj (agência financiadora), o IPHAN e a empresa Imagine Arte e Cultura.
Quem promove?



